CategoriaData de publicaçãoSecretariaTítuloTexto
#Agricultura 31/01/2024 SECRETARIA DE DESENVOLVIMENTO RURAL E MEIO AMBIENTE MAIS BENEFÍCIOS PARA OS PEQUENOS PRODUTORES! Nossos agricultores receberam um Tanque de Resfriamento de Leite, por meio da Cooperativa da Agricultura Familiar do Vale do Curu (COAF).
#Agricultura 24/02/2023 SECRETARIA DE DESENVOLVIMENTO RURAL E MEIO AMBIENTE DISTRIBUIÇÃO DE SEMENTES!

A Prefeitura Municipal de Apuiarés, através da Secretaria de Desenvolvimento Rural e Meio Ambiente do município, realizou nesta última semana a distribuição das sementes do Programa Hora de Plantar.

O Programa Hora de Plantar, através da Lei Ordinária nº 17.534, passou a ser uma Politica Pública de Estado, destinada ao fomento à produção rural, proporcionando resultados socioambientais e econômicos relevantes para a agricultura familiar.

A Empresa de Assistência Técnica Extensão Rural do Ceará (EMATERCE), é a responsável pelo gerenciamento deste programa, que em parceria com a Gestão Municipal e o Sindicato dos Trabalhadores Rurais, Agricultores e Agricultoras Familiares de Apuiarés garantiu a entrega das sementes em nosso município. Vamos juntos, fazendo mais pelos agricultores apuiareenses.

#Agricultura 11/02/2023 SECRETARIA DE DESENVOLVIMENTO RURAL E MEIO AMBIENTE PROGRAMA HORA DE PLANTAR

A Prefeitura Municipal de Apuiarés, através da Secretaria de Desenvolvimento Rural e Meio Ambiente informa que as sementes do Programa Hora de Plantar chegaram.

A distribuição das sementes ocorrerá a partir da próxima semana, seguindo o calendário proposto pela secretaria, clique no card e confira!

#Agricultura 10/02/2023 SECRETARIA DE DESENVOLVIMENTO RURAL E MEIO AMBIENTE Projeto Ouro Branco!

Nesta sexta-feira (10 de fevereiro), a Secretária de Desenvolvimento Rural e Meio Ambiente Conceição Gomes reuniu-se com a equipe técnica da secretaria e os agricultores cadastrados no projeto para fazer a entregas das sementes de algodão.

Este é um projeto de grande importância, que tem por objetivo a revitalização da cultura de algodão em nosso município, seguiremos fazendo mais pela agricultura apuiareense!

#Agricultura 10/02/2023 SECRETARIA DE DESENVOLVIMENTO RURAL E MEIO AMBIENTE Evento de Assinatura do Termo de Adesão ao Programa Garantia Safra 2022/2023

Na manhã de hoje (10 de fevereiro), o Vice-Prefeito Prof. Valdeny Santos esteve juntamente da Secretária de Governo Mônica Matos e do Técnico Agrícola João Neto, no Evento de Assinatura do Termo de Adesão ao Programa Garantia Safra 2022/2023.

O evento contou com a Presença do Governo do Estado Elmano de Freitas, da Vice-Governadora Jade Romero e do Secretário de Desenvolvimento Agrário Moisés Braz.

Este é um importante programa que beneficiará os agricultores e agricultoras apuiareenses, seguimos juntos buscando sempre o melhor para os homens e mulheres do campo!

#Agricultura 27/06/2022 SECRETARIA DE DESENVOLVIMENTO RURAL E MEIO AMBIENTE Atenção população apuiareense e visitantes!! A Feira da Agricultura Familiar está de volta!

Atenção população apuiareense e visitantes!! A Feira da Agricultura Familiar está de volta!

No dia 02 de julho (SÁBADO), os nossos agricultores e artesãos estarão presentes na Praça Alcides Paraíba a partir das 6h da manhã esperando por você.

Você encontrará ovos de galinha caipira, hortaliças, artesanatos e uma boa variedades de outros produtos, feitos e cuidados por mãos apuiareenses, agricultores de nossa terra.

Você é nosso convidado especial, te esperamos!

#Agricultura 26/06/2022 SECRETARIA DE DESENVOLVIMENTO RURAL E MEIO AMBIENTE Curso de avicultura (galinha caipira) voltado para agricultores familiares e produtores do município

A Prefeitura Municipal de Apuiarés, através da Secretaria de Desenvolvimento Rural e Meio Ambiente, em parceria com a EMATERCE e o Sindicato dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais de Apuiares realizou nos dias 22 e 23 de junho de 2022 o curso de avicultura (galinha caipira) voltado para agricultores familiares e produtores do município.

O curso teve como facilitador o Engenheiro Agrônomo da Ematerce e especialista em criação de galinha caipira Zilval Fonteles e contou com a equipe de apoio da SEDERMA e da EMATERCE através dos técnicos Luis Paulo e Jozivan Oliveira. Contando ainda com as presenças da Secretaria da Sederma a Sra. Conceição Gomes e a presidente do STTR a Sra. Elisângela.

Esse curso é de fundamental importância para todos os produtores que buscam ampliar seus conhecimentos e se destacar na produção gerando uma economia importante no município e para os técnicos com novos conhecimentos adquiridos prestar uma assistência técnica de maior qualidade.

#Agricultura 03/05/2022 SECRETARIA DE DESENVOLVIMENTO RURAL E MEIO AMBIENTE ATENÇÃO PECUARISTA!!

ATENÇÃO PECUARISTA!!

A Prefeitura Municipal de Apuiarés, através da Secretaria de Desenvolvimento Rural e Meio Ambiente, informa aos criadores de bovinos e bubalinos que este mês dará início a campanha de vacinação contra a febre aftosa.

Pedimos aos criadores que após vacinar seus animais procure o Davi ou Neto na Secretaria de Desenvolvimento Rural e Meio Ambiente no horário de 08h às 12h e 14h às 17h, de segunda à sexta.

#Agricultura 18/02/2022 SECRETARIA DE DESENVOLVIMENTO RURAL E MEIO AMBIENTE reuniões com o sisar nas comunidades

Nesta última terça-feira (15 de fevereiro), a Secretaria do Desenvolvimento Rural e Meio Ambiente através da Secretária Conceição Gomes e a Secretaria de Desenvolvimento Urbano e Infraestrutura, através do Secretário Genival Barros, visitaram as comunidades de Bem Posta e Cacimba de Cima.

Nestas visitas, os Secretários reuniram-se com diversos moradores, juntamente com o senhor Adriano Alves, técnico do Sistema Integrado de Saneamento Rural (SISAR), com o objetivo de melhorar a qualidade dos sistemas de abastecimento de água da zona rural, do municipio do Apuiarés.

O SISAR é uma ONG que trabalha em parceria com a comunidade no sentido de garantir a operação dos sistemas através da manutenção, tratamento, pequenas ampliações, autogestão e autosustentabilidade.

#Agricultura 17/02/2022 SECRETARIA DE DESENVOLVIMENTO RURAL E MEIO AMBIENTE PEIXAMENTO APUIARÉS!

Na manhã do dia 14 de fevereiro, a equipe da Secretaria de Desenvolvimento Rural e Meio Ambiente de nosso município, juntamente com o Vice-Prefeito Prof. Valdeny Santos, estiveram no açude de Boqueirão para fazer peixamento de 30 mil alevinos de tilápia.

Essa ação objetiva principalmente o aumento da renda e alimentação para as famílias que sobrevivem da pesca como atividade principal. Participaram dessa importante ação, a Secretária de Desenvolvimento Rural e Meio Ambiente Conceição Gomes, o Coordenador de Meio Ambiente Leonardo Cordeiro, e o Assessor Técnico da Secretaria Luis Paulo Alves, juntamente com representantes da comunidade de Boqueirão que se mostraram muito contentes com essa ação da Gestão Municipal.

#Agricultura 01/12/2021 SECRETARIA DE DESENVOLVIMENTO RURAL E MEIO AMBIENTE Reunião do Comitê de Gestão de Desenvolvimento Territorial para o lançamento do PRODETER.

A busca por desenvolvimento rural é uma grande preocupação da Prefeita Íris Maria, que à frente da Gestão Municipal vem realizando diversas ações para que esse objetivo possa ser alcançado!

Nesta sexta-feira (26 de novembro), recebemos em nosso município, a Gerente de Desenvolvimento Territorial do Banco do Nordeste Sra. Geania e o Agente de Desenvolvimento Territorial da Agência de Canindé Sr. Mário, para dialogar sobre o lançamento do PRODETER do Banco do Nordeste, que beneficiará de forma direta os produtores de leite e criadores de bovinos de nosso município.

Estiveram presentes, para além da Secretária de Desenvolvimento Rural e Meio Ambiente Conceição Gomes, o Técnico em Agropecuária da Gestão Municipal Luis Paulo, os Secretários de Agricultura dos municípios de General Sampaio, Itatira e Canindé, o Sr. Celso Crisóstomo Coordenador do Sindirural de Canindé, e o Agrônomo Sr. Éden da empresa Sítio Zen.

#Agricultura 26/11/2021 SECRETARIA DE DESENVOLVIMENTO RURAL E MEIO AMBIENTE Reunião de planejamento para a execução do Projeto ouro Branco.

Na manhã desta quarta-feira (24 de novembro), a Secretária de Desenvolvimento Rural e Meio Ambiente Conceição Gomes juntamente com a equipe técnica da Secretaria e os agricultores cadastrados para o Projeto Ouro Branco, reuniram-se para avaliar e planejar a execução dessa nova fase do projeto.

O Projeto Ouro Branco é supervisionado e acompanhado pelo Agrônomo da Secretaria Sr. Tobias Uchoa Lessa e demais técnicos, no qual tem por objetivo fundamental o fortalecimento da cadeia produtiva do algodão, contando com o apoio e a assessoria da Associação de Produtores de Algodão do Estado do Ceará (APACE), e também com o apoio técnico do Professor Sebastião, da Universidade do Cariri.

O Projeto já foi realizado durante esse ano, trazendo excelentes resultados, para essa próxima fase pretende-se aumentar as áreas de produção, pois contamos com sementes de qualidade e assessoria garantida que levam técnicas que ajudam a melhorar a produção das áreas plantadas!

#Agricultura 24/11/2021 SECRETARIA DE DESENVOLVIMENTO RURAL E MEIO AMBIENTE Do Grão ao Milhão!

Do Grão ao Milhão!

Na última sexta-feira (19 de novembro), dando início as atividades do Projeto Grão ao Milhão o Sr. José do Egito, Agrônomo e especialista em Solos, juntamente com o Técnico da Secretaria de Desenvolvimento Rural e Meio Ambiente de Apuiarés, fizeram visitas as áreas para coleta de solo para análise e avaliação da área de plantio para o Projeto Grão ao Milhão. Este projeto visa uma melhoria na produção dos grãos aos Agricultores que se disponibilizaram para participar do projeto.

#Agricultura 17/11/2021 SECRETARIA DE DESENVOLVIMENTO RURAL E MEIO AMBIENTE Reunião de Planejamento das Ações do PRODETER-BNB.
#Agricultura 10/11/2021 SECRETARIA DE DESENVOLVIMENTO URBANO E INFRAESTRUTURA PROJETO GRÃO AO MILHÃO!

PROJETO GRÃO AO MILHÃO!

Durante essa terça-feira (09 de novembro), a Secretaria de Desenvolvimento Rural e Meio Ambiente fez uma visita aos agricultores que estão cadastrados no Projeto Grão ao Milhão.

O Técnico Luís Paulo Alves (Luisinho), acompanhado do Agrônomo Sr. José do Egito, visitaram neste dia três agricultores apuiareenses, Gustavo na comunidade de boqueirão, Geraldo e José Bernardo na comunidade de Salgado.

O Projeto Grão ao Milhão, objetiva melhorar e apoiar os produtores de milho do município de Apuiarés, através de tecnologias e acompanhamento técnico para produção de milho no município.

#Agricultura 05/10/2021 SECRETARIA DE DESENVOLVIMENTO RURAL E MEIO AMBIENTE Nasce um novo tempo para a população rural!

Neste domingo (03 de outubro), a Secretária de Desenvolvimento Rural e Meio Ambiente, Conceição Gomes esteve juntamente com a Adriana Braga participando da reunião da Associação dos Moradores de Lagoa Grande, onde tiveram a oportunidade de discutir sobre os Projetos da Secretaria, entre eles: os Projetos "De Um Grão a Um Milhão", "Ouro Branco" e Assistência Técnica.

Nasce um novo tempo para a população rural! Onde se pode contar, com assistência dos técnicos da SEDERMA e principalmente o apoio da Gestão Municipal.

#apuiares #nasceumnovotempo #sederma #desenvolvimentorural

#Agricultura 30/09/2021 SECRETARIA DE DESENVOLVIMENTO RURAL E MEIO AMBIENTE ENTREGA DOS TÍTULOS DE REGULARIZAÇÃO FUNDIÁRIA NO MUNICÍPIO

ENTREGA DOS TÍTULOS DE REGULARIZAÇÃO FUNDIÁRIA NO MUNICÍPIO

Nesta sábado (02 de outubro), será feita a entrega dos Títulos de Regularização Fundiária em Apuiarés, durante a Feira da Agricultura Familiar.

Sábado, 02 de outubro

A partir das 6h da manhã

Praça Alcides Paraíba

Serão mais de 140 títulos de terra entregues aos agricultores apuiareenses!

Arraste para o lado e confira a listagem!

Nasce um novo tempo, com um olhar cuidado para o agricultor local!

#Agricultura 17/09/2021 SECRETARIA DE DESENVOLVIMENTO RURAL E MEIO AMBIENTE É um novo tempo, trazendo mais assessoria e assistência para os trabalhadores rurais!

A Prefeitura Municipal de Apuiarés, através da Secretaria de Desenvolvimento Rural e Meio Ambiente, em parceria com o Sindicato dos Trabalhadores Rurais Agricultores e Agricultoras Familiares de Apuiarés e a EMATERCE, realizou durante toda essa semana encontros de cadastramento e recadastramento do SEGURA SAFRA 2021/2022.

As equipes estiveram presentes nas comunidades de Massapê, Boqueirão, Canafístula e Salgado, e darão continuidade à esse processo nas demais localidades seguindo o calendário anteriormente publicado.

É um novo tempo, trazendo mais assessoria e assistência para os trabalhadores rurais!

#Agricultura 09/09/2021 SECRETARIA DE DESENVOLVIMENTO RURAL E MEIO AMBIENTE Atenção Agricultores!

Atenção Agricultores!

A Prefeitura Municipal de Apuiarés, através da Secretaria de Desenvolvimento Rural e Meio Ambiente, está realizando reuniões para cadastramento e recadastramento de agricultores para o Seguro Safra 2021/2022.

#Agricultura 02/09/2021 SECRETARIA DE DESENVOLVIMENTO RURAL E MEIO AMBIENTE Apresentação do Projeto Grão a Milhão

Apresentação do Projeto Grão a Milhão

Nesta última terça-feira (31 de agosto), ocorreu uma reunião de apresentação do Projeto Grão a Um Milhão com o Presidente do Sindicato Rural de Canindé Sr. Celso Crisóstomo, apresentando aos Agricultores presentes as estratégias e metedologias do projeto junto com o Agrônomo Sr. Éden.

O projeto visa o cadastro de Agricultores, para produção de milho Bioforticado e produção de grãos (Sementes), para atender as demandas de comercialização dos programas estaduais. O projeto tem orientação desde o preparo do solo até a colheita, e orientação sobre as linhas de crédito.

Esta reunião contou com a presença da Secretária de Desenvolvimento Rural e Meio Ambiente, Sra. Conceição Gomes e parte da equipe da Secretaria.

#Agricultura 31/08/2021 SECRETARIA DE DESENVOLVIMENTO RURAL E MEIO AMBIENTE Mais assistência para os produtores apuiareenses!

Mais assistência para os produtores!

A Prefeitura Municipal de Apuiarés, através da Secretaria de Desenvolvimento Rural e Meio Ambiente em parceria com o SENAR e o Sindicato dos Trabalhadores Rurais Agricultores e Agricultoras Familiares de Apuiarés, com o apoio da Cooperativa da Agricultura Familiar (COAF) e do Sindirural de Canindé, realizaram um curso de aproveitamento e beneficiamento de frutas entre os dias 24 a 28 de agosto.

O curso encerrou-se com a venda da produção dos doces das variadas frutas reaproveitadas. A instrutora Valdiana (SENAR) parabeniza o empenho e interesse dos participantes e destaca a ação da Gestão, pois através da capacitação os participantes poderão fazer os produtos para vender e melhorar a sua renda!

#Agricultura 28/08/2021 SECRETARIA DE DESENVOLVIMENTO RURAL E MEIO AMBIENTE Feira da Agricultura Familiar

Hoje (28 de agosto) tivemos o prazer de fazer a retomada da feira da agricultura famíliar de Apuiarés, uma ação da Secretaria de Desenvolvimento Rural e Meio Ambiente e da Prefeitura Municipal, com o apoio do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Apuiarés, da Cooperativa dos Agricultores do Vale Curu (Coaf), do CETRA, do Banco do Nordeste através do Inec e do Programa Agroamigo, e da Paróquia de São Sebastião.

Esse evento contou com mais de 20 feirantes, e com a presença e colaboração da Prefeita Íris Maria e do Vice-Prefeito Prof. Valdeny Santos, com o Secretários, alguns Vereadores e lideranças do município e municípios vizinhos.

Essa ação visa em ajudar na melhoria da renda de nossos Agricultores, acompanhados pela SEDERMA, e pelo Sttr de Apuiarés, esta ação busca alternativas para melhorar a renda de nossos Agricultores, é importante resaltar que o evento contou com todos os protocolos de saúde, utilização de máscaras e álcool gel.

A agricultura famíliar é muito importante para a renda dos municípes, se o homem e mulher do campo não planta as cidades de nada se alimentam! Durante a Feira foi possível ainda fazer a assinatura de 17 projetos de apoio e fortalecimento da agricultura familiar através do programa Agroamigo do Banco do nordeste.

#Agricultura 20/08/2021 SECRETARIA DE DESENVOLVIMENTO RURAL E MEIO AMBIENTE Reunião de Lançamento do Programa de Desenvolvimento Territorial (PRODETER).

Na manhã de ontem (19 de agosto), foi realizado em nosso município, na Cooperativa da Agricultura Famíliar (Coaf), uma reunião de Lançamento do Programa de Desenvolvimento Territorial (PRODETER).

O encontro foi regido pelo Agente de Desenvolvimento da Superintendência do BNB, Sr. Mário, Representante da Agência do Banco do Nordeste de Canindé pela qual o nosso município é atendido, contando ainda com a presença da Secretária de Desenvolvimento Rural e Meio Ambiente Conceição Gomes, e de representantes do Sindicato dos Trabalhadores Rurais, da Coaf, e de produtores e técnicos do município.

O programa visa fortalecer a Bovinocultura no município, e em mais 6 Municípios da região atendidos pela agência de Canindé, que são Itatira, Canindé, Caridade, Paramoti, General Sampaio e Apuiarés, o Prodeter já existe a mais de 6 anos no Ceará, e atende mais de 10 regiões, buscando atender as demandas de diversas atividades.

Durante sua fala, a Secretária Conceição afirma o compromisso da Gestão em parceria com o Banco e com os Agricultores e Produtores Rurais de Apuiarés, estando sempre trabalhando em busca de melhorias para a Agricultora, Pecuária e Meio Ambiente de nosso município.

#Agricultura 17/08/2021 SECRETARIA DE DESENVOLVIMENTO RURAL E MEIO AMBIENTE Acerto de detalhes sobre a Feira Municipal da Agricultura Familiar que retornará neste mês

No dia 13 de agosto, a equipe da Secretaria de Desenvolvimento Rural e Meio Ambiente, reuniu-se com representantes do Sindicato dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais e Agricultores Familiar e de algumas Associações, na sede da Cooperativa da Agricultura Familiar do Vale do Curu (COAF), para tratar de sobre as demandas dos agricultores que estarão na Feira Municipal da Agricultura Familiar que retornará neste mês.

#Agricultura 07/08/2021 SECRETARIA DE DESENVOLVIMENTO RURAL E MEIO AMBIENTE Diálogo sobre a retomada da feira da agricultura familiar, agroecológica e solidária em nosso município.

Na tarde dessa quinta-feira (05 de agosto) a equipe da Secretaria de Desenvolvimento Rural e Meio Ambiente, esteve em reunião no Sindicado dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais de Apuiarés, com alguns feirantes e representantes da COAF e da FAAP, para diálogar sobre a retomada da feira da agricultura familiar, agroecológica e solidária em nosso município.

Durante a reunião foi feito um diálogo sobre o local, preços e os produtos que estarão na feira. Após discussão, ficou firmado que a feira retornará no dia 28 de agosto (sábado) a partir das 06h da manhã, deixamos o convite à todos os munícipes para participar desse momento de valorização dos agricultores de nossa cidade, em brevemente traremos maiores informações.

#Agricultura 28/07/2021 SECRETARIA DE DESENVOLVIMENTO RURAL E MEIO AMBIENTE Colheita do algodão - Projeto Ouro Branco!

Colheita do algodão - Projeto Ouro Branco!

Carregamos o algodão em nosso brasão, o que mostra o quão importante e presente essa planta foi em nosso município para os agricultores local desde o momento da sua criação, mas que infelizmente vinha perdendo a sua potencialidade ao longo dos anos.

Neste ano de 2021, com o apoio da Gestão Municipal, através da Prefeita Íris Maria e da Secretária de Desenvolvimento Rural e Meio Ambiente Conceição Gomes, retornamos a cultura do cultivo desse algodão, através do Projeto Ouro Branco.

No dia 22 de Julho, foi feita a colheita do algodão cultivado na propriedade do Sr. Jair e que já tem venda garantida!

Clique no vídeo e confira.

#Agricultura 20/07/2021 SECRETARIA DE DESENVOLVIMENTO RURAL E MEIO AMBIENTE Reunião no Sindicado dos Trabalhadores Rurais de Apuiarés!

A equipe da Secretária de Desenvolvimento Rural e Meio Ambiente de Apuiarés, esteve em reunião no Sindicado dos Trabalhadores Rurais de Apuiarés, para que o Sr. Lopes, gerente local da EMATERCE, pudesse apresentar e diálogar com os produtores e feirantes sobre o cadastro no SECAF.

O Governo do Estado do Ceará, através da Secretaria do Desenvolvimento Agrário e da EMATERCE, resolveu dar um passo para estimular os agricultores familiares de todo o Estado, para que possam contar com um aliado na venda de seus produtos no mercado.

Assim nasceu o Portal dos Produtos da Agricultura Familiar, como um espaço de interação entre oferta e demanda, produtor e comprador. O PORTAL é um instrumento de acesso dos interessados em adquirir produtos e ou serviços agrícolas, aberto ao público em geral e nele o interessado acessa aos dados pessoais de identificação e produção, bem como a oferta de produtos para a comercialização.

Portanto o PORTAL é uma vitrine da oferta de produtos e serviços, um promotor da comercialização, integrando produtor e comprador. Esta reunião contou com a participação de técnicos, feirantes e representantes da Cooperativa (COAF), com intuito de ajudar a melhorar a renda e a comercialização dos produtos da agricultura familiar

#Agricultura 19/07/2021 SECRETARIA DE DESENVOLVIMENTO RURAL E MEIO AMBIENTE A Secretaria de Desenvolvimento Rural e Meio Ambiente comunica que no dia 22/07, estará realizando o 1° Dia de Campo!

A Secretaria de Desenvolvimento Rural e Meio Ambiente comunica que, nesta quinta-feira (22 de julho), estará realizando o 1° Dia de Campo, do Projeto Ouro Branco.

O movimento acontecerá na propriedade do Sr. Jair, na comunidade de Massapê, a partir das 9h da manhã.

#Agricultura 29/06/2021 SECRETARIA DE DESENVOLVIMENTO RURAL E MEIO AMBIENTE Realização de capacitação para produtores e técnicos na localidade de Mucambo.

A Secretaria de Desenvolvimento Rural e Meio Ambiente em parceria com com o SENAR (Serviço Nacional de Aprendizagem Rural) e o Sindirural de Canindé, realizaram na localidade de Mucambo, a capacitação de produtores e técnicos.

Teve como tema: Manejo Alimentar Animal. Os participantes aprenderam práticas de produção de alimentos (silagem, fenação e amonização), para alimentação de seus animais (bovinos e ovinocaprinos).

A facilitadora foi a zootecnista Adriely, que contribuiu para o conhecimento dos participantes.

É a gestão municipal trabalhando para levar conhecimento e assistência técnica aos agricultores do nosso município.

#Agricultura 18/06/2021 SECRETARIA DE DESENVOLVIMENTO RURAL E MEIO AMBIENTE Desenvolvimento Rural!

Nesta semana, a Secretaria de Desenvolvimento Rural e Meio Ambiente recebeu a visita do Sr. Pedro (Gerente Regional da EMATERCE) e de sua equipe, eles fizeram uma visita técnica acompanhada por Luis Paulo (Técnico da Secretária de Desenvolvimento Rural e Meio Ambiente) ao Assentamento Grude, para conhecer a atividade de Produção Hidropônica de hortaliças do jovem Jeferson e família.

Jeferson está produzindo alfaces e coentro de maneira orgânica, além de ter produção de outras hortaliças de maneira convencional. Junto com seu pai, o Sr. Chico Abdon, eles também criam aves (galinhas) e têm uma pequena plantação de uvas, que está no início, mas brevemente em nosso município teremos a primeira Produção de Uvas.

"Nesta terra tudo que se planta colhe e com orientação certa e acompanhamento técnico, fica mais fácil", assim falou o jovem Jeferson que voltou para a zona rural para morar no interior com o pai e hoje em dia estão fazendo história e a diferença no seu Assentamento.

São exemplos como esse que temos que mostrar e valorizar, que eles sirvam de exemplo aos demais! A Secretaria de Desenvolvimento Rural e Meio Ambiente e a EMATERCE estão prontas para acompanhar, difundir e levar esses exemplos aos nossos agricultores de Apuiarés.

#Agricultura 17/06/2021 SECRETARIA DE DESENVOLVIMENTO RURAL E MEIO AMBIENTE A equipe da Ematerce de Apuiarés, acompanha o veterinário Sr. Acrísio em uma visita técnica na comunidade de Mucambo.

A equipe da Ematerce de Apuiarés, com os Técnicos Raul e Daniel, acompanha o veterinário Sr. Acrísio em uma visita técnica à Fazenda São Pedro, na comunidade de Mucambo.

Esta é mais uma das ações da Secretaria de Desenvolvimento Rural e Meio Ambiente em parceria com a EMATERCE, com o intuito de levar conhecimento e boas práticas aos agricultores e criadores de nossa cidade!

Aos pecuaristas e agricultores do município que precisam de visita e acompanhamento técnico, podem procurar a Secretaria de Desenvolvimento Rural e Meio Ambiente para solicitar o agendamento.

#Agricultura 16/06/2021 SECRETARIA DE DESENVOLVIMENTO URBANO E INFRAESTRUTURA Projeto São José de Abastecimento de Água Diálogo sobre o Projeto São José de Abastecimento de Água que vai atender as demandas de abastecimento de água nas comunidades.
#Agricultura 14/06/2021 SECRETARIA DE DESENVOLVIMENTO RURAL E MEIO AMBIENTE Reunião na Cooperativa da Agricultura Familiar do Vale do Curu (COAF), com os agricultores e agricultoras apuiareenses. Ação de nivelamento das atividades dos agricultores do município e um diálogo entre eles a fim de alcançar maior produção e renda, além de um maior desenvolvimento em nossa cidade.
#Agricultura 21/01/2020 SECRETARIA DE DESENVOLVIMENTO RURAL E MEIO AMBIENTE [SEMANA DO MUNICÍPIO] Uma noite de fortalecimento de vínculos comunitários, de oferta de serviços sociais e de valorização da cultura do homem do campo, assim foi ontem a abertura dos festejos em alusão ao aniversário de 63 anos de emancipação política de nossa cidade .

A Feira de Serviços e Inclusão Produtiva contou com a exposição de produtos da agricultura familiar, artesanato e comidas típicas de nossa região organizado pela SEDERMA.

As crianças e os adolescentes receberam o Projeto Férias na minha cidade promovido pela STDS por meio do CRAS SEDE e CRAS RURAL . Foi ainda oferecido à população atendimento psicossocial de assistentes sociais e psicólogos.

O público teve atividades relaxantes com a equipe de fisioterapeutas da Secretaria de Saúde.

O mundo lúdico da leitura esteve presente com a distribuição de livros pela Secretaria de Educação.

Tudo isso regado a um forró raiz e muita pipoca, geladinho e algodão doce .

Seguimos com nossa semana cheia de surpresas, alegria e muita festa .
#Agricultura 15/05/2019 SECRETARIA DE DESENVOLVIMENTO RURAL E MEIO AMBIENTE COMITÊ DAS BACIAS HIDROGRÁFICAS DO CURU Na última quarta-feira (15/05), Apuiarés recebeu o Comitê das Bacias Hidrográficas do Curu, em sua 68a. reunião.

Na ocasião, a secretária de Desenvolvimento Rural e Meio Ambiente Elizângela Castro esteve em audiência com o Secretário Executivo dos Recursos Hídricos Dedé Teixeira, onde tratou sobre o programa Água Doce, nas comunidades de Jaburu e Quandu. Além disso, solicitou agilidade na implantação do projeto Irrigação na Minha Propriedade, buscando beneficiar os agricultores familiares que participam do projeto.

#apuiarés
#Agricultura 25/02/2019 SECRETARIA DE DESENVOLVIMENTO RURAL E MEIO AMBIENTE PROGRAMA HORA DE PLANTAR A Prefeitura Municipal de Apuiarés e a Secretaria de Desenvolvimento Rural e Meio Ambiente, em parceria com a EMATERCE, iniciaram a entrega das sementes do Programa Hora de Plantar.

Os produtores e produtoras rurais receberam 2,05 toneladas de milho híbrido, 3,05 toneladas de milho, 750 quilos de feijão-caupi e 650 quilos de sorgo, atendendo as demandas da produção agrícola do nosso município.

#agricultura
#apuiarés
#Agricultura 22/02/2019 SECRETARIA DE DESENVOLVIMENTO RURAL E MEIO AMBIENTE BACIA HIDROGRÁFICA DO CURU Na última quarta-feira (20/02), a Prefeitura Municipal de Apuiarés, através da Secretaria de Desenvolvimento Rural e Meio Ambiente, marcou presença na 67° Reunião Ordinária da Bacia Hidrográfica do Curu.

Na ocasião, foram abordados os temas sobre Segurança de Barragem, com o facilitador Reginaldo Silva; Uso da Água na Agropecuária e Quadra Invernosa de 2019, com Meiry Sakamoto.

Representando nosso município, tivemos a presença da Secretária de Desenvolvimento Rural e Meio Ambiente Elizângela Castro da Silva, além de João Cabral e Elizangela Neres, do Sindicato dos Trabalhadores Rurais.

#meioambiente
#apuiarés
#Agricultura 15/02/2019 SECRETARIA DE DESENVOLVIMENTO RURAL E MEIO AMBIENTE PROJETO OURO BRANCO A Prefeitura Municipal de Apuiarés, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Rural e Meio Ambiente, deu início ao Projeto Ouro Branco. Na ocasião, foram entregues 50 quilos de sementes de algodão, incentivando os agricultores a revitalizarem a cultura da cotonicultura.

Os técnicos Genival e Tobias esclareceram as dúvidas com uma apresentação, destacando a importância do tempo de plantar e colher para evitar possíveis pragas.

O prefeito Roberto Sávio e a Secretária Elisângela Castro agradecem a presença dos agricultores que apostam na parceria e no sucesso do projeto!

#agricultura
#apuiarés
#Agricultura 18/01/2019 SECRETARIA DE DESENVOLVIMENTO RURAL E MEIO AMBIENTE QUADRA CHUVOSA De acordo com dados oficiais, Apuiarés recebeu chuvas de 76 milímetros nos últimos cinco dias, somente na Sede. No município, tivemos precipitações de até 120 milímetros, nas regiões da Ribeira e imediações do Arisco e Riacho do Paulo, trazendo instabilidade no tráfego das estradas vicinais.

Pelo exposto motivo, temos recebido pedidos para ações pontuais nas estradas em determinadas localidades: Massapê, Mucambo, Vila Soares e Riacho do Paulo, onde as ambulâncias não conseguem trafegar para suprir a demanda diária.

A Prefeitura Municipal de Apuiarés e todas as Secretarias estão trabalhando em conjunto para solucionarmos as solicitações em tempo hábil, amenizando os transtornos causados pelo início da quadra chuvosa.

Buscando sempre atender as demandas do nosso município, a Secretaria do Desenvolvimento Rural e Meio Ambiente mantém agendadas as solicitações, atendendo prontamente as requisições realizadas.

Ressaltamos ainda que toda e qualquer solicitação deve ser feita de forma administrativa e formal através da Ouvidoria Municipal, uma vez que através de reclamações e sugestões a Prefeitura pode fornecer melhorias em seus serviços de forma efetiva.

#apuiarés
#Agricultura 17/12/2018 SECRETARIA DE DESENVOLVIMENTO RURAL E MEIO AMBIENTE VALE DO CURU Nos dias 12 e 13 de Dezembro, a Prefeitura Municipal de Apuiarés participou da capacitação e 66a. reunião ordinária do Cômite das Bacias Hidrográficas (CBH) do Vale do Curu.

Na ocasião, foram apresentados os projetos Salta-Z (FUNASA), saneamento, esgoto sanitário e coleta seletiva. Também foram apresentados o prognóstico da quadra invernosa 2019, além do planejamento anual do CBH para o próximo ano.

Representando nosso município estavam o Secretário de Desenvolvimento Rural e Meio Ambiente Júnior Barroso e Elizângela Nere, do Sindicato dos Trabalhadores e Trabalhadoras rurais de Apuiarés.

#agricultura
#apuiarés
#Agricultura 17/12/2018 SECRETARIA DE DESENVOLVIMENTO RURAL E MEIO AMBIENTE DESENVOLVIMENTO RURAL E MEIO AMBIENTE A Prefeitura Municipal de Apuiarés, através da Secretaria de Desenvolvimento Rural e Meio Ambiente, deu início às ações de limpeza e desassoreamento do açude do assentamento São Pedro.

O Secretário Júnior Barroso acompanha o serviço, que consiste na limpeza e remoção de areia, sedimentos ou outros detritos acumulados no fundo de um rio, de modo a permitir o livre fluxo das águas.

#meioambiente
#apuiarés
#Agricultura 04/12/2018 SECRETARIA DE DESENVOLVIMENTO RURAL E MEIO AMBIENTE SEGURO SAFRA 2018/2019 Na manhã desta terça-feira (04/12), a Secretaria de Desenvolvimento Rural e Meio Ambiente deu início à entrega dos boletos do Programa Seguro Safra 2018/2019 para os agricultores e agricultoras que são beneficiários do programa.

Este ano, mil boletos homologados serão entregues e distribuídos em todas as localidades de Apuiarés. Lembramos que os interessados terão até o dia 31 de Dezembro para concluir a adesão ao programa, efetivando o pagamento do boleto na rede bancária.

A entrega dos boletos é feita na própria SEDERMA, com apresentação do CPF do titular.

#segurosafra
#sederma
#apuiarés
#Agricultura 14/11/2018 SECRETARIA DE DESENVOLVIMENTO RURAL E MEIO AMBIENTE PLANO REGIONAL DE GESTÃO INTEGRADA A Prefeitura Municipal de Apuiarés marcou presença na reunião do Plano Regional de Gestão Integrada de Resíduos Sólidos, que aconteceu na última segunda-feira (12/11), em Itapipoca.

Representando a Secretaria de Desenvolvimento Rural e Meio Ambiente, o agrônomo Genival Barros e a assessora Elizângela Castro compareceram ao evento.
#Agricultura 18/10/2018 SECRETARIA DE DESENVOLVIMENTO RURAL E MEIO AMBIENTE AUDIÊNCIA PÚBLICA - 21 ANOS COMITÊ BACIA DO VALE DO CURU Na última quinta-feira (18/10), foi realizada a audiência pública em comemoração aos 21 anos do Comitê de Bacia do Vale do Curu - CBH - CURU no Centro de Pesquisa do DNOCS, em Pentecoste.

Na ocasião, a diretoria e demais membros do Comitê resgataram a importância e as conquistas alcançadas, sendo a região do Vale do Curu pioneira na gestão compartilhada das águas do Brasil.

A Prefeitura Municipal de Apuiarés e a Secretaria de Desenvolvimento Rural e Meio Ambiente foram homenageadas pelo comprometimento na participação nas reuniões, de forma efetiva nas preposições e demais ações voltadas para as resoluções em prol da água em nossa bacia.

O Secretario de Desenvolvimento Rural e Meio Ambiente Junior Barroso recebeu a homenagem acompanhado de Elizângela Castro e do Sr. João Cabral e Elizângela Nere, do Sindicato dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais de Apuiarés.

#meioambiente
#apuiarés
#Agricultura 26/09/2018 SECRETARIA DE DESENVOLVIMENTO RURAL E MEIO AMBIENTE Reuniões Seguro Safra - 2018/2019 A Secretaria de Desenvolvimento Rural e Meio Ambiente promoveu, entre os meses de Agosto e Setembro, as reuniões do Seguro Safra 2018/2019.

Com o objetivo de atender mais de mil agricultores e agricultoras, a Secretaria percorreu todo o município de Apuiarés com o intuito de aproximar os beneficiários das políticas públicas.

O Secretário Junior Barroso e sua equipe estiveram na Canafístula, Cacimba de cima, Caetanos, Lagoa das Pedras, entre outras localidades.

#agricultura
#apuiarés
#Agricultura 14/09/2018 SECRETARIA DE DESENVOLVIMENTO RURAL E MEIO AMBIENTE 1a. Feira de Agroecologia e Socioeconomia Solidária A Prefeitura Municipal de Apuiarés promoveu, na última sexta-feira (14/09), a 1a. Feira de Agroecologia e Socioeconomia Solidária, que aconteceu na Praça Joaquim Paraíba.

Com a realização da Secretaria de Desenvolvimento Rural e Meio Ambiente em parceria com o Sindicato dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais e Centro de Economia Solidária, conto com a presença de expositores de vários municípios, a Feira é oportunidade para geração de renda e fortalecimento da produção do nosso município.

Além da exposição de produtos hortifruti, tivemos também artesanato, exposição de
animais, comidas típicas, rodada de conversa das mulheres e assinatura e liberação de créditos do CrediAmigo e AgroAmigo.

Para animar o público, promovemos o concurso da Miss Agricultura Familiar, concurso de culinária e com a apresentação da banda Tome Forró.

#apuiarés
#Agricultura 07/06/2018 SECRETARIA DE DESENVOLVIMENTO RURAL E MEIO AMBIENTE SEMANA DO MEIO AMBIENTE O Secretário de Desenvolvimento Rural e Meio Ambiente Junior Barroso, promoveu, no segundo dia da Semana do Meio Ambiente, uma palestra sobre a importância da coleta seletiva e conscientização do uso racional de água, para os alunos da E.E.M. São Sebastião.

Os alunos e os professores receberam material informativo e distribuição de mudas nativas e frutíferas.
#Agricultura 24/04/2018 SECRETARIA DE DESENVOLVIMENTO RURAL E MEIO AMBIENTE Agencia Itinerante Banco do Nordeste – Agencia Canindé na SEDERMA Hoje (24) na Sala de reuniões da Secretaria de Desenvolvimento Rural e Meio Ambiente - SEDERMA, com a presença do Gerente da Agencia Canindé do Banco do Nordeste – BNB, Sr. Lutyele Melo Facando e acompanhado do Gerente de PRONAF Pedro Alberone, para dá continuidade ao atendimento de liquidação de renegociação de dívidas rurais em nosso município, bem como traçar metas para agilizar projetos de investimento neste ano de 2018.

O secretário da SEDERMA - Barroso Junior, disse estar otimista com a parceria com o banco, reafirma o compromisso assumido do nosso Prefeito Dr. Roberto que é aproximar os benefícios advindos por meio das políticas públicas a nossa gente do campo e disse que a secretaria irá continuar a estreitar esta relação.

A Lei nº 13.606/2018 além de prorrogar o prazo para adesão ao benefício instituído pela Lei nº 13.340/2016 até 27 de dezembro de 2018, tornou-o mais abrangente. Foi regulamentado pela Portaria PGFN nº 28, 12 de janeiro de 2018.

Ressalte-se que o artigo 4º da Lei nº 13.340/2016, em sua redação original, trouxe apenas a possibilidade de pagamento à vista com os descontos mencionados, enquanto que a Lei nº 13.606/2018 trouxe a possibilidade de liquidação e renegociação.

As adesões e respectivos pagamentos efetuados com base na MP 733/2016 permanecem regidos pela referida medida provisória, não havendo direito a restituição do valor referente ao desconto adicional instituído pela Lei nº 13.340/2016.
www.apuiares.ce.gov.br
Emitido dia 29/04/2024 às 02:54:35